sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

FELIZ NATAL!!!

A todos acadêmicos, tutores, funcionários, universidades parceiras, demais polos UAB e amigos:




quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

CICLO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

O CICLO DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS teve início no mês de Agosto com a turma de Espanhol 1. Ontem, dia 17 de dezembro, demos continuidade aos trabalhos, os quais estavam maravilhosos porque nos proporcionaram curiosidades, esclarecimentos e conhecimento. Aprendemos que a matemática pode ser doce, simples e interessante com os acadêmicos da Licenciatura em Matemática; que estudar pode ser divertido e orar une o grupo e acalma o coração com as alunas da Pedagogia. Cantamos em Espanhol, praticamos a cidadania, verificamos o preconceito existente nas linguagens, a importância do voluntariado e conhecemos ferramentas virtuais de aprendizagem para "trabajar el Español". Os alunos estão de PARABÉNS pois demonstraram querer "fazer a diferença" em sala de aula. Estamos felizes porque conseguimos juntar os acadêmicos das Licenciaturas com um mesmo ideal: repensar a prática docente. PARABÉNS A TODOS, estava muito bom! Já estamos pensando como será o do próximo ano... aceitamos sugestões... (Veja mais em Galeria de Fotos)

 


terça-feira, 17 de dezembro de 2013

UFPEL (CLPD) presente no Polo UAB Sapucaia

Recebemos ontem (16/12/13) a visita das professoras: Simone de Barros da Silveira, Emilia Rodrigues Teixeira e Cristiane Peres de Vasconcellos da UFPEL, para participarem do Seminário de Processos de Ensino e Prática docente EI, com os alunos do Curso de Pedagogia (6º semestre). Os acadêmicos apresentaram suas práticas de estágio ao grande grupo. Foi um momento de valiosas trocas e grandes aprendizagens.(Veja mais em Galeria de Fotos)


segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

AVALIAÇÃO PRESENCIAL DE GESTÃO EM ARQUIVOS

Neste sábado, 14 de dezembro, tivemos a realização da primeira Avaliação Presencial do Curso de Especialização em Gestão de Arquivos/UFSM. Se fizeram presentes o professor Jorge Alberto Cruz e o tutor Vinicius Mitto Navarro. Neste curso temos alunos de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso e, como não poderia faltar, Porto Alegre e região metropolitana. Foi um encontro proveitoso e surpreendente, com tantas diferenças regionais.(Veja mais em Galeria de Fotos)



terça-feira, 10 de dezembro de 2013

AULA INAUGURAL ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Ocorreu dia 09 de Dezembro a aula inaugural do Curso de Aperfeiçoamento ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E INCLUSÃO SOCIAL. No encontro tivemos uma web conferência com o Coordenador do Curso, professor Evandro Alves. Como foram prorrogadas as inscrições para este curso, ele terá continuidade em fevereiro/2014. (Veja mais em Galeria de Fotos)



ENCONTRO PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO


No sábado, dia 07 de Dezembro, ocorreu o segundo encontro presencial do Curso de Aperfeiçoamento PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA A DIVERSIDADE. O trabalho foi muito proveitoso e contou com a presença do Coordenador Professor Nestor/UFRGS.(Veja mais em Galeria de Fotos)




segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

PRORROGADAS INSCRIÇÕES

Foram prorrogadas as inscrições para o Curso de Extensão: Alfabetização de Jovens e Adultos e Inclusão Social/UFRGS. O curso é Ead semi presencial, gratuíto.


PÚBLICO ALVO: Professores da alfabetização e etapas iniciais da Educação de Jovens e Adultos das redes públicas de ensino (municipais, estadual e federal) do Estado do Rio Grande do Sul.

CARGA HORÁRIA DO CURSO: 180 horas

NÚMERO DE VAGAS: 70 vagas (entre Polo UAB Sapucaia e Polo UAB UFRGS).

REQUISITOS E PROCEDIMENTOS PARA AS INSCRIÇÕES: As inscrições serão realizadas exclusivamente por via eletrônica no período de 05/12/2013 a 20/12/2013, mediante dois passos:
(1) preenchimento do formulário de inscrição eletrônico;
(2) envio de cópia eletrônica (em formato PDF) para o e mail: niepe_eja@ufrgs.br, dos seguintes documentos: a) Cópia do RG e do CPF; b) Cópia do Diploma de Graduação; c) Documento comprobatório de efetivo exercício de docência na EJA em cargo público do magistério na Educação Básica.

Confira o EDITAL no link:
http://www.ufrgs.br/aperfeja2013/files/2013/12/Aperf_EJA_EDITAL_CURSISTAS_reabertura_vf2.pdf

INSCRIÇÃO no link: https://docs.google.com/forms/d/1q0VW-OApWBCx4FU99MEOx0F0k7WN6M0VOsJmCPtEBzw/viewform



quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

SELECIONADOS NO CURSO DE EXTENSÃO: ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E INCLUSÃO SOCIAL


Os nomes com asterisco ao lado apresentaram pendência na documentação encaminhada. A coordenação do Curso entrará em contato via e-mail para regularizar a situação. A confirmação da matrícula no curso somente se dará com o envio da documentação completa.

1. Aline Bernardi Capriolli
2. Arete Cecilia Roman*
3. Caroline Aguiar da Cunha
4. Cíntia Andreia Groth*
5. Claudete da Silva Cunha
6. Cledir Rocha Pereira*
7. Deise dos Santos Louzado Ostroski
8. Dircenara dos Santos Sanger
9. Elaine Gislei Camargo de Oliveira*
10. Giovana da Gama*
11. Jessica Boaventura dos Santos Ferraz
12. Joselita Teresinha Muner Torres*
13. Juarez da Rosa Flores*
14. Lisiane Amandio Ferreira
15. Luciane Bernardes Schiell*
16. Mara Suelen de Souza Silva*
17. Márcia Becker Nunes
18. Marciana Wiest*
19. Maria Fabiana Muller Zarpelon
20. Marilde Bernardi*
21. Marta Roseli Pereira da Silva*
22. Patrícia da Costa Kusma
23. Roberta Borges Morch*
24. Rosane Paim
25. Solnge Rejane Garces Kraemer*
26. Suzana Trevisan* 27. Tansleir Souza de Almeida*
28. Tatiana Cardoso Marques*
29. Ubiratan Rodrigues de Mello*
30. Eliane Maria Bauken
31. Sônia Margarete Reis de Moraes*
32. Viviane A. Costa*

AULA INAUGURAL dia 09 de DEZEMBRO, às 14h aqui no Polo Uab-Sapucaia Sul Universidade Aberta


terça-feira, 3 de dezembro de 2013

CICLO DE TRABALHOS ACADÊMICOS


O Polo UAB Sapucaia está promovendo o CICLO DE TRABALHOS ACADÊMICOS. Tendo em vista que, neste ano de 2013, a III Semana Acadêmica do Polo UAB Sapucaia foi voltada somente a palestras e oficinas para a formação dos nossos estudantes, a ideia do Ciclo de Trabalhos Acadêmicos surgiu dos anseios dos alunos para a exposição de trabalhos relacionados aos conhecimentos adquiridos no seu curso e/ou prática pedagógica (estágio) e assuntos estudados em aula.

Temos por objetivo, proporcionar aos acadêmicos momentos de troca e aplicação dos conhecimentos adquiridos e relacionados na prática cotidiana específica do Curso que está matriculado, bem como, aquisição de novas aprendizagens.

O Ciclo de apresentação de trabalhos é destinado aos alunos do Polo UAB Sapucaia do Sul dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia, Matemática e Espanhol.

- As inscrições são on line (com descrição do trabalho):   LINK PARA INSCRIÇÃO
- Os grupos podem ter até cinco componentes;
- Explanação ilustrativa de um trabalho pedagógico (exposição de banner ou slides – data show);

O Ciclo de Trabalhos Acadêmicos será realizado dia 17 de dezembro, das 18h às 22h.
Período de divulgação: De 22 a 28 de Novembro de 2013.
Período de inscrição: De 28 de Novembro a 06 de Dezembro de 2013 (on line).

PARTICIPEM !!!



DÚVIDAS??? ENTRE EM CONTATO!